Ministerio de dança Remanecentes

Criar uma Loja Virtual Grátis

A dança

A dança

 

Dança Gospel
Na antiguidade a dança produziu-se duas formas : uma sagrada outra hierática, participando das cerimônias religiosas. Diz a Bíblia que a dança era muito usada entre os hebreus. Sabe-se que Davi dançou diante da arca.
 
Entre os egípcios também a dança esteve em voga. Mas foi entre os gregos que atingiu o seu mais alto esplendor . Fazia parte não somente de todas as cerimônias solenes , religiosas ou civis , mas também de todos os regozijos, de todos os assuntos.
 
Dos gregos a dança passou para os romanos ; contudo , entre estes perdeu-se todo seu encanto e a sua poesia. Com a invasão dos bárbaros a dança desapareceu , só tornando a aparecer na Renascença . Primeiro na Itália e em seguida na França, reencontrou de súbito, sob formas diversas, o esplendor que tantos séculos lhe haviam feito perder.
 
Nos relatos apresentados sobre a evolução histórica da dança, podemos perceber que muita coisa foi mudada e que sua origem foi perdida
A própria história diz que a dança originou-se no âmbito sagrado e a Bíblia nos confirma isso quando Deus ao criar o homem (Gn 1:27) deu-lhe toda a sabedoria para quando, tomado pelo Espírito Santo, Davi dançou em gratidão a Deus , louvando-O e glorificando-O com danças (II Sm6:14).
 
Hoje a dança gospel é um seguimento que está sendo resgatado nos templos religiosos, trazendo uma legião de dançarinos para louvar a Deus e evangelizar através da dança.
 
Esse estilo de dança é baseado exclusivamente para o louvor através de movimentos cuidadosamente estudados. Tendo como princípio movimentos de exaltação, admiração e adoração a Deus. O figurino também vem de um seguimento voltado para o mesmo propósito, não podendo haver sensualidade excessiva, porque o foco central de uma apresentação de Dança Gospel é exclusivamente a evangelização e adoraçao.
 
 
"Dança, expressão do corpo e de um tempo."


Ao nos depararmos com a história da dança, encontramos várias definições , como manifestação instintiva do ser humano. Para  se aquecer e se comunicar, os homens primitivos usavam a dança como instrumento de diversão, sem se aperceber que estavam se expressando com arte.

 
A dança é considerada como a mais antiga das artes: dispensa materiais e ferramentas para acontecer. Se hoje temos os grandes espaços culturais, sejam modernos ou de arquitetura antiga, a dança desde o início das civilizações se manifestava em espaços abertos, para celebrar acontecimentos entre grupos e tribos e para anunciar o início de uma guerra.
 
   Certas áreas da antropologia afirmam que as primeiras danças eram individuais e se relacionavam às conquistas de parceiras amorosas. Na origem da civilização, também aparecem danças coletivas, com a função de atrair as forças superiores dos espíritos, para adquirir êxito nas guerras, na caça e ainda para atrair a chuva  e prosperidade na colheita.
 
   No antigo Egito, já se realizava danças em homenagem aos deuses, que os estudiosos denominam danças astroteológicas. O caráter religioso foi comum as danças clássicas asiáticas. Na Grécia antiga, a dança tinha vínculos com jogos  e especialmente no período das Olímpiadas. No período histórico do Renascimento, a dança teatral, que havia desaparecido há vários séculos, volta com força aos cenários cortesãos e palacianos.
 
   A valsa, considerada dança cortesã, teve sua origem no minueto. Sua execução era considerada complexa. Se antes era realizada em grupo, a valsa passa a ser executada em bailes e aos pares. A configuração da dança relacionada ao meio teatral veio em anos mais tarde a se transformar no desenvolvimento do ballet, que provocou o advento de novos gêneros como sapateado e o swing. As manifestações populares também se destacaram da dança do mundo.
Translate this Page

Rating: 2.6/5 (106 votos)



ONLINE
1